O Serviço de auditoria e performance em redes de computadores mantém a integridade de sua rede e protege as informações e o tráfego de dados.

Não é mais possível imaginar quaisquer atividades, sejam elas econômicas ou não, sem o uso da internet. Seja para troca de e-mails, armazenamento e compartilhamento de arquivos ou mesmo para redes sociais, corporações devem estar bem preparadas para o alto tráfego de dados.

Atualmente, as redes de computadores são uma das primeiras das infraestruturas a serem planejadas dentro de uma empresa. Isso porque, obviamente, o mundo agora é digital. Documentos e informações, muitas delas sigilosas, devem ter a proteção necessária contra intermitências do serviço, falhas de segurança e, principalmente, de pessoas mal-intencionadas.

Por isso, a preocupação com a sua rede de computadores deve estar entre os principais tópicos de segurança. E por serem tarefas muito técnicas e específicas, é altamente recomendável a auditoria de sua rede.

Como funciona a execução deste serviço?

A auditoria em redes de computadores é um serviço periódico que procura as vulnerabilidades da estrutura de redes da empresa. Tem o objetivo de detectar possíveis brechas de segurança que causariam a vulnerabilidade no sistema, abrindo espaço para invasões que podem causar desde problemas de performance como o acesso a informações exclusivas da corporação.

Dessa forma, a escolha da equipe de auditores é o primeiro e talvez o mais importante passo para se iniciar a auditoria. Afinal, a empresa estará confiando a pessoas externas o acesso a informações sigilosas e a todo o sistema de redes. Por isso, verifique a experiência da equipe contratada e a idoneidade da mesma.

Após a contratação do serviço, são definidos os objetivos da auditoria. Em parceria com o departamento de tecnologia da empresa, os auditores têm acesso à documentação da rede, aos equipamentos e aos sistemas e buscam possíveis falhas. É necessário saber o que se precisa proteger, de quem e como executar a proteção. Faz-se então, uma análise do hardware (equipamentos), softwares (programas), das informações, das pessoas que acessam a rede e quais seus privilégios, pois estes quesitos são de extrema importância não apenas para a segurança mas também para a performance da rede: equipamentos, softwares e protocolos antigos certamente causam problemas sérios de lentidão na resposta e tráfego de informações, além de vulnerabilidade.

É necessário que todos saibam da importância da auditoria. Durante o processo, os auditores podem requerer o acesso aos computadores dos colaboradores, portanto é imprescindível que estes saibam que uma auditoria foi agendada. Também podem ocorrer quedas do serviço, pois os auditores buscam por falhas de segurança. O prévio conhecimento de todos colabora para que a auditoria seja mais rápida e segura.

Durante a auditoria, são feitos testes de penetração, utilizando os mesmos procedimentos que os hackers utilizam. Procura-se por falhas de segurança, brechas para invasões e  quais os possíveis estragos que poderiam ser causados em caso positivo. Também é realizada a análise das configurações e equipamentos, onde é verificado se os sistemas estão atualizados em suas últimas versões e se as máquinas correspondem às mais novas tecnologias de segurança da informação. Muitos problemas da rede podem ser evitados simplesmente com a correção destes quesitos.

Após as análises, é preparado um relatório apontando as falhas encontradas. Cabe também aos auditores, propor soluções e ideias para a melhoria da performance, mas será do departamento de TI da empresa a decisão de  implantá-las ou não. É importante que a empresa que contrata a auditoria entenda que os auditores profissionais têm a capacidade de determinar uma melhor objetividade, indicando para onde os esforços da equipe de TI devem ser direcionados em relação à segurança da rede.

Políticas de segurança costumam ser implantadas ou alteradas após a auditoria. Contudo, é importante que um processo de monitoramento seja padronizado para que seja verificado, constantemente, se alterações na rede podem causar novas falhas, especialmente quando um equipamento é substituído ou implantado no sistema pois, ao modificar a infraestrutura da rede, pode se tornar imprevisível uma vulnerabilidade.

A Quality Telecom possui profissionais altamente capacitados e experientes para realizar a auditoria de sua rede de computadores. O custo de uma prevenção é infinitamente menor do que os problemas que podem ocorrer no caso de uma invasão em sua rede.

Nosso serviço de auditoria e performance em redes de computadores irá manter os dados de sua empresa em segurança! Conte conosco para este e outros produtos em segurança da informação!

 

Fale hoje mesmo com um consultor especializado e descubra todas as possibilidades de melhorias com esse serviço.

Entre em contato hoje mesmo.