Artigo

CASB: Segurança personalizada em nuvem

Como a nuvem pode (e deve) seguir a política de segurança de sua organização.

Nos últimos anos, empresas do mundo inteiro passaram a utilizar a nuvem como meio de armazenamento e compartilhamento de arquivos. Quase tudo está na nuvem. Por isso, é fundamental a preocupação com a segurança dos dados que sua empresa armazena lá.

De acordo com o Gartner, “até 2020, 85% das grandes empresas usarão uma solução de agente de segurança de acesso à nuvem para seus serviços em nuvem, o que representa menos de 5% em 2015”.

Isso porque cada vez mais organizações estão percebendo e reconhecendo os riscos crescentes de fazer negócios na nuvem. Como os analistas de segurança adoram dizer, quando se trata de segurança da informação empresarial, você nunca pode ser muito seguro.

O mercado oferta muitas soluções interessantes para este segmento e é importante que a sua corporação inclua, em seu escopo de segurança, políticas de controle de acesso às informações que estão armazenadas virtualmente.

Uma ótima solução é o CASB (do inglês cloud access security broker, ou agente de segurança de acesso à nuvem, em português). O CASB é uma ferramenta ou serviço de software que fica entre a infraestrutura local de uma organização e a infraestrutura de um provedor de nuvem e atua como um gatekeeper, permitindo que a organização estenda o alcance de suas políticas de segurança além de sua própria infraestrutura.

Os CASBs garantem que o tráfego de rede entre dispositivos locais e o provedor de nuvem esteja em conformidade com as políticas de segurança da organização. O valor dos agentes de segurança de acesso à nuvem advém de sua capacidade de fornecer informações sobre o uso de aplicativos em nuvem em plataformas de nuvem e o uso não autenticado de identidades. Isso é especialmente importante em setores regulamentados. Os CASBs usam a descoberta automática para identificar aplicativos em nuvem em uso e identificar aplicativos de alto risco, usuários de alto risco e outros fatores de risco importantes. Os agentes de acesso à nuvem podem impor vários controles de acesso de segurança diferentes, incluindo criptografia e criação de perfil de dispositivo. Eles também podem fornecer outros serviços, como mapeamento de credenciais, quando a conexão única não está disponível.

Os CASBs são particularmente úteis em organizações com operações de TI shadow ou políticas de segurança liberais que permitem que as unidades operacionais obtenham e gerenciem seus próprios recursos de nuvem. Os dados que os CASBs coletam podem ser usados ??por outras razões além da segurança, como o monitoramento do uso do serviço de nuvem para fins de orçamento. Os fornecedores no espaço de segurança de acesso à nuvem incluem a SkyHigh Networks e a Netskope.

No CASB, o controle de acesso vem na forma de identificação, autorização, autenticação, aprovação de acesso e auditoria, gerenciando seus dados e aplicativos na nuvem. Esse controle de acesso é definitivamente uma obrigação em seu arsenal de soluções de segurança de dados e é um dos recursos CASB mais importantes que fortalecem a segurança da informação em aplicativos baseados em nuvem. As 5 principais razões para isso são as listadas abaixo:

Melhor segurança de dados: o controle de acesso oferece melhor gerenciamento de segurança, garantindo que nenhum acesso não autorizado a dados esteja ocorrendo, o que garantirá segurança total das informações de sua empresa.

Restrições: A solução CASB eficaz é, na verdade, um conjunto completo de controle de acesso que oferece recursos como restrição de usuários, restrição de IP, restrição de tempo, limite de sessão, restrição de navegador, restrição de dispositivo e outros, para lidar com esses problemas de maneira eficiente e sem escopo para usuários não autorizados. 

Serviços proativos: Quaisquer alterações ou atualizações no software de segurança na nuvem são feitas pelo provedor CASB, tirando essa preocupação das empresas.

Gerenciamento profissional: as empresas têm a opção de incluir as soluções de segurança de controle de acesso por meio de um provedor CASB. De qualquer forma, isso funciona bem para a empresa, pois elimina as dificuldades de indicar administradores dedicados no local para lidar com a segurança de dados e o controle de acesso.

Relatórios: as tentativas de acessar dados são informadas à equipe de TI para manter uma verificação de tentativas mal-intencionadas. Isso promove um melhor controle de acesso e novas diretivas de segurança..

Escalabilidade: A principal vantagem do Controle de Acesso no CASB é que ele pode ser personalizado para se adequar aos requisitos corporativos. Mais tarde, conforme os requisitos avançados, ele pode ser ampliado para adicionar camadas extras de segurança.

Quer conhecer um pouco mais sobre o CASB? Entre em contato com um dos consultores da Quality Technology! Estamos prontos para ajudá-lo a proteger as informações de sua empresa, onde quer que elas estejam. 

Mapa do conteúdo