O Network Operations Center (ou, abreviado, NOC) é a formação de uma estrutura interna composta por máquinas e profissionais especializados em monitorar, gerenciar e controlar as redes e a infraestrutura de Tecnologia da Informação das empresas.

Dessa maneira, o departamento tem como objetivo evitar continuamente que problemas ocorram; e, se for o caso, resolvê-los de maneira imediata ou antecipada. 

Com essa iniciativa é possível minimizar ataques e prejuízos causados por intercorrências evitáveis na rotina organizacional.

Por ser aplicável em sistemas, softwares, máquinas e outras ferramentas, um eficiente departamento de NOC pode ser essencial para prever, evitar ou minar os efeitos de diversos problemas de TI (Tecnologia da Informação).

A implementação desse sistema é imprescindível para proteger todo e qualquer departamento de uma organização. Isso porque, nos dias de hoje os setores, do operacional ao gerencial, funcionam tecnologicamente interligados e sob apoio de ferramentas virtuais.

Particularmente em cenários de empresas que lidam com uma enorme quantidade de dados e informações, trabalhar com a antecipação de falhas pode fazer toda a diferença. Clientes e parceiros prezam pela credibilidade, confidencialidade e transparência de seus prestadores de serviços. E é monitorando e realizando as melhores práticas que, de fato, o Network Operations Center estará entregando sua melhor performance.

O que não pode faltar na implantação do Network Operations Center

Alguns pilares são indispensáveis para que o NOC se torne parte das estratégias da sua empresa de maneira funcional e assertiva.

Dentre eles destacam-se:

– a necessidade de dispor de um sistema de comunicação unificada para que a equipe de Network Operations Center consiga conversar com todas as áreas internas; 

– o sistema de alertas deve ser testado e certificado para nunca apresente falhas, afinal ele é essencial para que os profissionais possam entrar em ação em sinais de aviso; 

– a equipe de NOC precisa ao menos ser composta por coordenador e técnico de infraestrutura de rede, profissionais suficientemente capacitados para criar estratégias e soluções de TI; 

– iniciativas como gestão de riscos e capacitação constante da equipe são fundamentais para garantir o sucesso do NOC e das práticas protetivas dos sistemas e redes institucionais.

Com o tempo a tendência é que as práticas fiquem cada vez mais dinâmicas e fluidas. Mas para manter ativo o monitoramento ininterrupto necessário é muito importante adotar a automação de processos. Essa iniciativa pode minimizar custos além de facilitar o trabalho da equipe de NOC em médio e longo prazo.

Ter um planejamento e processos documentados também é uma proteção a mais para a empresa. Isso garantirá que todo trabalho siga padronizado e seja de fácil compreensão por outros membros da organização e até por novos integrantes da equipe.

Além disso, a produção de análises e relatórios se apresenta como uma solução muito interessante para esse setor. 

Dessa maneira, ter um histórico pode ser crucial para uma visualização panorâmica dos trabalho realizado até então. Não bastando, ainda pode ser um registro das soluções já testadas, descartadas ou adotadas em situações que podem se repetir.

NOC

Da teoria à prática com o apoio da Quality Technology

Conhecer todo o contexto em que o Network Operations Center é introduzido, como ele opera e quais as vantagens que as empresas têm ao adotá-lo é, de certa maneira, o mais fácil.

O principal desafio se apresenta na tarefa de adaptar esse novo organismo a uma estrutura com características particulares e em atividade. A missão é fazer com que tudo funcione perfeitamente, que o departamento se adeque rapidamente e atenda de imediato as necessidades daquela empresa.

Quando buscamos soluções para aperfeiçoar os processos de uma instituição espera-se os melhores resultados, dentro do mais positivo cenário. Para garantir que esse seja o retorno alcançado escolha uma empresa confiável, de qualidade, com equipes em constante qualificação.

Dessa maneira, seus departamentos poderão contar com o apoio e expertise de uma organização preparada para promover esse tipo de implementação. Poder contar com um suporte contínuo e com as melhores ferramentas do mercado não é somente um diferencial, é decisivo.

Escolha a Quality Technology para auxiliar a implementação do Network Operations Center da sua organização.

Temos sempre um consultor disponível e preparado para te atender; fale conosco agora mesmo!