Proteger-se de vírus e outros sistemas maliciosos é uma prioridade para as áreas administrativas da sua empresa? Saber um pouco mais sobre esses adversários perversos pode ser essencial para derrotá-los.

Os Vírus são malwares hospedeiros criados sob uma falsa máscara de programas, aplicativos e arquivos para que sejam baixados e instalados por usuários.

Eles ficam armazenados no dispositivo até que sejam executados e então passam a agir conforme programados: copiando dados e informações; abrindo acesso no dispositivo para que seu programador o manipule; bloqueando o funcionamento de determinados programas e assim por diante.

Outra curiosidade é que, igualmente como acontece biologicamente, o vírus vai se alastrando pelo sistema e corrompendo os arquivos e programas por onde passa.

A evolução dos vírus 

Entretanto, o que nem todos sabem é que já existem vírus “sem arquivo”, o chamado Fileless. Ele se hospeda de maneira praticamente invisível para usuários comuns. 

Para funcionar os programadores os infiltra diretamente na memória RAM do computador e já que sua execução pode ser interrompida a qualquer momento, com uma queda de energia por exemplo, ele é capaz de captar uma quantidade muito grande de informações em apenas alguns minutos.

Essa técnica tem sido responsável por consideráveis desvios de valores e interrupções em sistemas de grandes organizações. Para diminuir as probabilidades dessas intervenções é importante que a organização esteja disposta a monitorar e ativar medidas de proteção aos seus dados.

O que são e como agem os ransomwares

Os Ransomwares são softwares nocivos que através da criptografia bloqueiam dados, programas e servidores. O ransomware é infiltrado em computadores através da identificação das vulnerabilidades nos sistemas pelos hackers.

Na maior parte das vezes em troca da liberação dos acessos a sistemas e máquinas, os criminosos cibernéticos exigem resgates que normalmente são pagos em criptomoedas.

O não pagamento desses valores pode custar um prejuízo muito maior às empresas, caso seus dados sejam definitivamente apagados ou corrompidos.

Responsabilidade com Dados de Terceiros (LGPD)

Nesse caso, é importante lembrar que ao invadir o sistema de uma organização é possível, inclusive, resgatar dados de outras pessoas e empresas que já tenham sido mencionados ou gravados em e-mails, sistemas e outros dispositivos.

Por isso, saber como se proteger de vírus e outros malwares, além de cuidar dos dados da sua empresa, é uma prioridade que sem dúvidas é muito mais seguro e eficiente do que contar com a sorte; ou com soluções emergenciais.

Zelar pelas informações que trafegam e são geradas dentro da organização não é apenas uma responsabilidade, mas um gesto de respeito. Diariamente e a cada minuto dados pessoais, senhas, arquivos e outros dados são fornecidos ou armazenados nas redes internas – a empresa torna-se, portanto, responsável pela integridade e sigilo dessas.

Isso tudo é previsto e resguardado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a qual define uma vasta relação de regras que definem direitos e deveres das empresas quanto seu comprometimento com a proteção dos dados.

Como se proteger de Vírus e Ransomwares

Dentre pequenas e grandes ações, é importante que um conjunto de atividades façam parte da rotina de usuários comuns e, principalmente, de grande instituições.

– Instalar sistemas antivírus certificados e fazer constantes limpezas na máquina e rede;

– Estar sempre atento aos arquivos e links que acessa e/ou instala em seus dispositivos;

– Desconfiar de redes públicas e arquivos abertos a qualquer pessoa;

– Não divulgar dados de acesso por meios que possam facilmente ser vigiados;

– Fazer constante mudança de senhas para aumentar a proteção e diminuir possibilidades de invasões, dentre outros.

A Quality Technology está pronta para orientar você e sua empresa a implantarem as melhores soluções para a proteção do seu sistema empresarial e dos seus dados.

Além disso, caso haja dúvidas em relação à LGPD os profissionais da Quality também estão disponíveis para ajudar a sua organização se preparar para as adequações exigidas antes que a lei entre em vigor!

Solicite seu atendimento e veja como se proteger de vírus e ransomwares dentro e fora da sua empresa.