Os dados em poder de uma empresa são alguns dos instrumentos mais importantes para um negócio, pois são os principais elementos para as tomadas de decisões. Essas informações devem ser protegidas a todo custo, logo, a segurança da informação vem se tornando um artifício indispensável para as organizações.

“Segurança da Informação” são procedimentos e ações que visam garantir a proteção de um conjunto de dados. Ela não se restringe apenas aos banco de dados e servidores, e sim a todos os ativos envolvidos nesse contexto.

As suas prioridades básicas, conhecidas como os pilares da Segurança da Informação, são confidencialidade, integridade e disponibilidade.

Contudo, no decorrer dos anos, com o aumento da invasão de hackers, disseminação de vírus e ataques a grandes corporações, foram incorporados mais três itens a essa lista: autenticidade, irretratabilidade e conformidade.

Disponibilidade: Garante que os dados possam ser acessados a qualquer momento.  

Integridade: Mantém a preservação das informações, para que ao longo do tempo os dados continuem precisos e não sofram alterações.

Confidencialidade: Assegura que as informações confidenciais não sejam vazadas ou roubadas.

Autenticidade: Certifica que as informações sejam provenientes de uma fonte confiável.       

Irretratabilidade: Impede que alguém conteste a autoria de determinada informação.

Conformidade: Garante a segurança da informação esteja de acordo com as políticas da empresa e das normas regulamentadoras.  

Vazamento de dados por empresas pode custar caro.

Banco Inter, Sky, C&A, Marriott, Facebook são nomes de empresas que tiveram que lidar com vazamento de dados e cujos casos foram divulgados só nesse e no ano passado. Elas mostram que nem mesmo as grandes estão imunes a esse tipo de incidente.

O impacto financeiro sobre uma companhia que sofre vazamento de dados pode chegar a um custo médio total de US$ 1,24 milhão no Brasil. O dado é do Relatório do Custo de um Vazamento de Dados 2018, da IBM, proveniente de estudo realizado em 15 países do mundo. O valor leva em consideração o custo de atividades relacionadas à detecção, reporte, respostas e notificação do incidente, bem como o custo associado às perdas do negócio com o vazamento de dados.

CHIBA, Mie Francine. Vazamento de dados por empresas pode custar caro. Folha de Londrina, Paraná 07 fev. 2019. Disponível em: https://www.folhadelondrina.com.br/economia/vazamento- de- dados-por -empresas-pode-custar-caro-1026189.html. Acesso em: 25 abr. 2019.

As informações são um bem muito valioso para as empresas, são elas que guiam todos os passos da organização. Elas determinam as decisões e atitudes a serem tomadas, a implementação de processos e a criação de novos negócios. Perder, vazar ou expor esses dados ocasionaria em uma série de prejuízos financeiros e consequentemente reduziria a confiabilidade e credibilidade da organização.

A Segurança da Informação envolve vários elementos: sistemas de informação, pessoas, comunicação, equipamentos de hardware e qualquer outra atividade relacionada ao uso de Tecnologia da Informação.

Existem várias opções de soluções tecnológicas eficazes para manter a Segurança da Informação como:

Antivírus: Software que detecta, impede e atua na remoção de programas de software maliciosos, como vírus e worms.

Firewall: Um firewall é um dispositivo de segurança da rede que monitora o tráfego de rede de entrada e saída e decide permitir ou bloquear tráfegos específicos de acordo com um conjunto definido de regras de segurança.

Criptografia de Dados: Conjunto de técnicas pensadas para proteger uma informação de modo que apenas emissor e receptor consigam compreendê-la.

Auditoria e Teste de Invasão em Redes: Busca identificar ameaças e vulnerabilidades através da realização de simulações de ataques de todos os tipos ao ambiente alvo.

Políticas de Segurança da Informação: A política de segurança da informação (PSI) é o conjunto de ações, técnicas e boas práticas relacionadas ao uso seguro de dados.

No mercado atual existem inúmeras opções de empresas que oferecem esses serviços. Você pode escolher vários tipos de soluções que irão abranger todas as áreas necessárias.

Fale hoje mesmo com um consultor especializado e tire todas as suas dúvidas sobre segurança da informação, e descubra todas as possibilidades de melhorias com esse serviço.

[CLIQUE AQUI PARA FALAR COM UM CONSULTOR]