Dentre diversas preocupações de profissionais de TI e gerentes de diversas áreas, a prevenção de perda de dados é a que mais representa risco generalizado.

Tanto em razão de todas as áreas estarem tecnologicamente ligadas, quanto pela responsabilidade em lidar com dados e informações de outras diversas organizações. 

Por isso, medidas de Prevenção de Perda de Dados (DLP – Data Loss Prevention) são parte de conjuntos de ações indispensáveis em empresas de variadas configurações.

A partir do auxílio de softwares, de políticas e regras, o objetivo da DLP é prevenir sistemas e redes internos. Além disso, que os dados, senhas, arquivos e documentos institucionais não sejam acessados por pessoas desautorizadas e/ou mal intencionadas.

Vantagens da Prevenção de Perda de Dados (DLP)

Essa atividade protetiva pode ajudar sua empresa na redução de gastos com recursos para corrigir e fazer prevenções emergenciais, com o monitoramento de possíveis falhas sistêmicas, com a correção de problemas ou de prejuízos.

Para especialistas, o que entra em jogo além das informações que podem ser perdidas, desviadas ou alteradas é o nome e credibilidade da sua empresa – caso seja a fonte de vazamento desses dados.

Nesse sentido, é evidente que a prevenção é de fato a melhor opção ao se tratar de Segurança da Informação e da confiabilidade que esse gerenciamento representa para a sua marca.

Quem pode usar soluções DLP?

Os ataques à redes e sistemas geralmente não são exatamente direcionados a uma pessoa ou instituição em específico, o que os tornam oportunistas, prejudicando diversas e diferentes vítimas.

Uma vez que que situações como essas tornaram-se comuns é imprescindível ter como prioridade a prevenção de perda de dados. Por essa razão independentemente do segmento ou porte da empresa soluções com a DLP tornam-se indispensáveis.

Entretanto, a implantação de soluções baseadas em monitoramente, como é o caso da DLP, necessitam de uma análise e estudo prévio sobre o tipo do negócio e suas necessidades. 

Dessa maneira, espera-se identificar as vulnerabilidades da empresa e do seu sistema de rede para que então as melhores soluções sejam selecionadas e incorporadas nas estratégias de segurança da informação da equipe de TI. 

É importante ressaltar que os profissionais responsáveis por essa inserção sistêmica precisam ter completo domínio sobre o contexto em que a DLP executará seus recursos.

Conhecer as variedades de soluções os diferentes DLPs; suas ferramentas, aplicações e métodos; para garantir a proteção e a prevenção de perda de dados organizacionais é imprescindível.

Sophos e Quality Technology: parceria de sucesso

A Sophos entende muito bem dos procedimentos e ferramentas ideais para a implantação da DLP em empresas de todos os portes e segmentos.

Apesar de muito útil para os processos internos suas configurações e classificações de monitoramento podem ser bastante complexos. Por isso, é essencial que profissionais qualificados estejam a frente dessa tarefa.

Por fim, através de um conjunto de soluções como a DLP somada a uma consultoria personalizada e embasada em conhecimento e experiência de campo sua empresa estará completamente segura.

Solicite um orçamento na Quality Technology e veja quais outras ferramentas Sophos podem compor o conjunto de medidas de proteção dos dados da sua organização!