Atualmente é muito comum ouvirmos alertas e preocupações quanto à Segurança da Informação, principalmente dentro das organizações. Porém, apesar de muito importante e popular nem todas as pessoas e gestores sabem do que realmente se trata.

A Segurança da Informação é um conjunto de medidas que tem como objetivo proteger os dados e informações gerados e recebidos por uma pessoa ou instituição. Seus pilares são chamados de CID: confidencialidade, integridade e disponibilidade; e correspondem à maneira como espera-se que toda informação seja resguardada.

Uma vez que nossas vidas, ações e escolhas são feitas prioritariamente de maneira online, estamos a todo momento registrando e disponibilizando conhecimento sobre nós mesmos, como usuários comuns ou institucionais.

Posto isso, cada vez mais a Segurança da Informação vem aumentando sua importância, ampliando suas medidas de proteção e sua presença, principalmente dentro das empresas. Isso porque a conquista e domínio sobre dados e informações diversos pode representar muito dinheiro e poder. 

É por isso que hackers investem seu tempo e conhecimentos em tentativas de invadir e paralisar sistemas, roubar senhas, extraviar arquivos, dentre outros. Então, não restam dúvidas de que é essencial adotar soluções de Segurança da Informação o quanto antes, correto?

Mas você ou sua empresa sabem se proteger dos invasores cibernéticos? Se ainda há incertezas a esse respeito preste atenção nas dicas que listamos; elas podem, inclusive, ser aplicadas por leigos de maneira autônoma!

Utilizando a Segurança da Informação para proteção de dados

É importantíssimo destacar que a possibilidade de receber uma invasão é provável a qualquer usuário, até para quem se previne. Então imagine só os riscos daqueles que ainda não têm a Segurança da Informação como uma prioridade!

Diversas e variadas medidas podem ser adotadas para garantir a proteção dos dados que fornecemos direta ou indiretamente na internet e em outros dispositivos. Entretanto conhecê-las tanto quanto dominar as características dos seus acessos e da sua infraestrutura de rede é primordial. A razão disso é que essas ações variam conforme a necessidade de cada usuário e precisa essencialmente ser realmente útil ao seu público.

Veja algumas soluções que podem atender a alguma defesa emergencial ou, de fato, resolver o gap de proteção na sua empresa.

1- Testes de vulnerabilidade de softwares e hardwares esporádicos;

2- Backups de segurança constantes;

3- Infraestruturas replicadas;

4- Sistemas para controle de acessos;

5- Sistemas de firewall eficientes;

6- Biometrias e assinaturas digitais;

7- Criptografia de dados sensíveis, armazenados e em movimento;

8- Isolamento das redes corporativas e de visitantes;

9- Auditorias internas;

10- Políticas de segurança e gestão de riscos.

Quality Technology à serviço da Segurança da Informação

É possível que as medidas listadas já tenham sido adotadas em sua empresa mas ainda persista uma insegurança quanto à proteção da sua rede e arquivos. Nesse caso é importante saber que existem outras soluções mais técnicas e de proteção mais ampla.

Para implantá-las é indispensável identificar o perfil dos usuários e compreender as necessidades específicas da sua empresa. 

A Quality Technology dispõe de consultores preparados para te ajudar em todas as etapas de um projeto de  Segurança da Informação. Da estruturação à execução do sistema, até consultorias contínuas para manutenção e gestão das resoluções, conte com o atendimento completo da Quality!