Mais do que uma simples rede de computadores, a SD-WAN pode ser a solução definitiva para as comunicações externas de sua empresa.

Distância não é problema.

Não existem fronteiras na era da hiperconectividade. Não importa se a empresa tem negócios em locais no seu bairro, cidade, estado ou até mesmo fora do país. A Internet simplesmente remodelou a comunicação e acabou com as distâncias. Assim, corporações podem trocar informações, realizar vendas, atender clientes e executar os mais diversos trabalhos sem precisar mobilizar uma equipe a se locomover para outros locais.

E a computação em nuvem veio para melhorar ainda mais o setor de comunicação. Armazenamento de informações, telefonia em nuvem, sistemas de atendimento, tudo o que puder para agilizar e cortar custos com segurança e praticidade é muito bem-vindo no mundo dos negócios. Mas, até que ponto as redes atuais e o sistema de gerenciamento deste enorme tráfego de informações vai nos atender da forma que a tecnologia atual necessita?

Para podermos esclarecer melhor as coisas, vamos por partes: redes de computadores são as responsáveis por toda essa evolução nas comunicações. As duas redes mais comuns são as LANS e as WANS. As LANS (Local Area Network) são aquelas redes internas, geralmente utilizadas para comunicação em edificações únicas (como um andar de um edifício, por exemplo). São comuns em praticamente todas as empresas e não permitem a comunicação externa. Já as redes WAN (Wide Area Network) são aqueles que cobrem áreas muito maiores, como um campus, por exemplo ou ainda, estados e até mesmo um país. Com esse tipo de rede, as comunicações passaram a se tornar muito mais eficientes, e foi exatamente por elas que as distâncias passaram a ser rompidas com velocidade e segurança. Para um maior entendimento sobre os dois tipos, LAN e WAN, é importante saber que ambas se comunicam, pois as informações antes apenas internas controladas pela LAN podem ser compartilhadas pela WAN, e vice-versa. Isso é  o melhor dos mundos, mas é preciso levantarmos uma questão: a tecnologia atual das WANS está preparada para o alto volume de tráfego de informações? Meus sistemas estão prontos para toda a estrutura de comunicação de hoje? Qual seria uma solução para que minha empresa esteja sempre em constante conexão, com segurança, velocidade e baixo custo? A resposta é a tecnologia SD-WAN.

 

 

SD-WAN? Que novidade é essa?

A Rede Definida por Software (Software-Defined Wide Area Network) é uma aplicação específica da tecnologia de rede definida por software (SDN) aplicada a conexões WAN, como internet de banda larga, 4G, LTE ou MPLS. Ele conecta redes empresariais – incluindo filiais e data centers – em grandes distâncias geográficas.

Uma WAN pode ser usada, por exemplo, para conectar filiais a uma rede corporativa central ou para conectar centros de dados separados por distância. No passado, as conexões WAN frequentemente usavam tecnologia que exigia hardware proprietário especial. O SD-WAN, por outro lado, utiliza a Internet ou redes privadas nativas da nuvem. O SD-WAN desacopla a rede do plano de gerenciamento e desanexa as funções de gerenciamento e monitoramento de tráfego do hardware. Ele se baseia em quatro componentes centrais:

  • Abstração de conectividade de borda
  • Virtualização WAN
  • Gerenciamento Orientado por Políticas e Centralizado
  • Gerenciamento elástico de tráfego

As WANs tradicionais baseadas em roteadores convencionais não são compatíveis com a nuvem. Eles normalmente exigem o backhaul de todo o tráfego – inclusive o destinado à nuvem – de filiais para um hub ou datacenter, onde os serviços avançados de inspeção de segurança podem ser aplicados. O atraso causado pelo backhaul prejudica o desempenho do aplicativo, resultando em uma experiência ruim do usuário e perda de produtividade. Ao contrário da tradicional arquitetura WAN centralizada no roteador, o modelo SD-WAN foi projetado para suportar totalmente aplicativos hospedados em data centers locais, nuvens públicas ou privadas e soluções SaaS, ao mesmo tempo em que oferece altos níveis de desempenho de aplicativos.

 

 

Implantar uma SD-WAN é mais simples do que você imagina. Ao definir as necessidades de sua empresa, uma equipe preparada pode até mesmo adaptar a sua rede atual. A decisão dessa implantação pode reduzir custos no futuro, dando à sua corporação mais segurança e tranquilidade no tráfego de dados, sem se importar com a distância, seja no seu bairro ou em qualquer lugar do planeta.

 

Conte com a Quality Technology para a implantação de sua SD-WAN. Contate-nos o quanto antes e fique sempre conectado!