Prevenir é o melhor remédio, ainda mais quando o problema pode abalar seriamente a saúde de sua empresa.

 

Atenção máxima não é exagero

Certamente sua empresa possui hoje muitos ativos na área de TI, seja para armazenamento, compartilhamento, transmissão de dados ou mensagens, controles financeiros, de estoque, de materiais ou seja, basicamente tudo está sendo gerenciado por sistemas de informação digital.

Obviamente, o que se espera desses sistemas é a confiabilidade. É poder contar com eles para que as tarefas e rotinas sejam cumpridas sem quaisquer dores de cabeça. Geralmente, as coisas costumam andar bem e por isso, às vezes esquecemos que problemas podem acontecer e, quando percebemos, já é tarde demais: sistemas caem, softwares travam, hardwares quebram e o que estava sendo um dia comum torna-se um verdadeiro caos, com colaboradores desesperados, clientes insatisfeitos e o empresário – claro – com os cabelos em pé, porque as contas vão bater na porta, independente de sistemas funcionarem ou não.

O custo da manutenção de urgência pode ser maior do que se espera. Se o problema não for de fácil manutenção ou ainda depender de outros fatores (peças de reposição, suporte técnico de terceiros, entre outros), o prejuízo pode chegar a valores muito acima do que a empresa teria se tivesse investido em um sistema de prevenção de problemas. É aí que entra o NOC.

 

 

Mas, o que é esse tal de NOC?

NOC – do inglês Network Operation Center ou Centro de Operações de Rede é uma estrutura montada dentro da empresa, com profissionais e equipamentos especializados que possuem a tarefa de monitorar a infra de TI, procurando detectar antecipadamente problemas existentes na rede ou ainda, de tomar providências assertivas no momento do erro a partir de informações recebidas do sistema de monitoramento. Essas equipes técnicas monitoram os ativos que gerenciam, resolvendo problemas independentemente, e tomando medidas preventivas para garantir que muitos deles não ocorram. As equipes do NOC também estão fortemente envolvidas em ações de segurança de alto nível e em esforços de backup e recuperação de desastre (BDR), garantindo o tempo de atividade 24x7x365.

Equipes de NOC podem ser internas ou terceirizadas. Para se ter uma, é necessário que exista, dentro da empresa, profissional com alta expertise em monitoramento de redes. Além disso, também se faz necessária a aquisição de equipamentos de testes que o auxiliem neste monitoramento. Isso pode acarretar um custo ainda maior à empresa do que a terceirização deste serviço. Os engenheiros e técnicos da NOC são responsáveis ​​por monitorar a integridade, segurança e capacidade da infraestrutura no ambiente de um cliente. Eles tomam decisões e ajustes para garantir o desempenho ideal da rede e a produtividade organizacional.

 

Quando qualquer ação ou intervenção é necessária, os técnicos do NOC podem criar alertas (ou “tickets”) que identificam e categorizam o problema com base na gravidade, tipo de alerta e outros critérios. Dependendo da relação entre o NOC e a empresa, as equipes técnicas podem trabalhar juntas para resolver o problema (e identificar sua causa raiz para evitar problemas futuros).

 

 

Não espere o problema! Esteja sempre à frente e evite prejuízos.

Mas isso não é tudo o que uma estrutura NOC  pode fazer. Há uma ampla variedade de serviços que são fornecidos, incluindo os seguintes:

  • Otimização e relatórios de qualidade de serviço
  • Análise de ameaças compartilhada
  • Relatórios de desempenho e recomendações de melhoria
  • Monitoramento e gerenciamento de sistemas de prevenção de firewall e invasão
  • Gerenciamento de backup e armazenamento
  • Instalações de software aplicativo, solução de problemas e atualização
  • Análise de ameaças compartilhada
  • Verificação antivírus e remediação
  • Descoberta e avaliações de rede
  • Otimização e relatórios de qualidade de serviço
  • Gerenciamento de patches e lista de permissões
  • Gerenciamento de backup e armazenamento
  • Serviços de gerenciamento de e-mail
  • Gerenciamento de tráfego de voz e vídeo
  • Aplicação de políticas

A Quality Technology possui planos que são exclusivos à sua empresa. Entre em contato conosco para avaliarmos os melhores serviços, atendendo exatamente sua necessidade.