Artigo

Proteção de dados nas empresas com a ISO 27000

Não importa o tamanho ou o segmento, toda organização é uma enorme fonte de informações privadas, inclusive de terceiros. Em épocas de Business Intelligence o assunto de proteção de dados nas empresas contra hackers vem se tornado extremamente popular entre os profissionais da área. Os dados deixaram de ser simples informações cadastrais e já são considerados uma verdadeira mina de ouro; dependendo da sua complexidade.  

Em um mundo corporativo altamente tecnológico, saber operar, armazenar e garantir a segurança dessa base de conhecimento é uma prioridade.

Nos dias de hoje, obter acesso de modo inapropriado a logins, senhas, códigos de segurança, contas bancárias e outros dispositivos pessoais não é uma tarefa impossível (tampouco difícil). Tanto é que o SEMrush – empresa de software especialista em business intelligence – realizou um levantamento espantoso.

Na análise divulgada em setembro deste ano, foi possível identificar que os usuários brasileiros têm demonstrado grande interesse em hackear redes sociais de pessoas e empresas. 

Somente no primeiro semestre de 2019, plataformas como o Google e Bing receberam mais de 1 milhão de pesquisas. Todas elas foi sobre como invadir contas do Facebook, Instagram e Whatsapp. Pesquisas do tipo: “como hackear o Facebook”, por exemplo, foram alvo de mais de 600 mil buscas; além de outros termos como “como ser hacker” e “como hackear o Whatsapp”.

Nessa perspectiva, é indispensável que toda empresa tenha um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI). Desse modo, adota-se práticas para a proteção, Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade dos dados gerados e recebidos.

Para isso, entidades internacionais e nacionais se preparam há bastante tempo para criar medidas regulatórias que padronizem soluções e práticas para a segurança das informações. Assim, impossibilitam o trabalho de invasores, surgindo, nesse sentido e com tamanha relevância, a ISO 27000.

ISO 27000 e a sua importância para a proteção de dados nas empresas

A International Organization for Standardization (ISO) é responsável pela criação de sistemas internacionais padronizadores de atividades técnicas. Em sua grande maioria, elas visam assegurar a regulamentação e qualidade de procedimentos e processos.

Em relação à Segurança da Informação, em conjunto com a IEC (International Electrotechnical Commission), a ISO 27000 foi criada para definir um sistema para o gerenciamento de técnicas voltadas à soluções para a preservação de dados.

Resultado de antigas e contínuas atualizações, essa norma se apresenta como um incentivo e um apoio às empresas que buscam resguardo técnico para seus elementos de comunicação e transações diversas.

Dentro do que se define como adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), obter a certificação ISO 27000 é um diferencial a mais para as organizações. Isso porque ao adotar as práticas sugeridas a expressão do risco pode ser diminuída.

Portanto, criar um projeto que avalie as atividades da sua empresa e as condições de proteção e segurança da informação é um verdadeiro exercício. A vantagem é que isso pode auxiliar na identificação e reparo de outros problemas operacionais. Logo, adquirir a ISO 27000 é um processo transformador que só oferece benefícios às gestões.

Paralelamente, sugere-se que as empresas também busquem as adaptações necessárias para a aquisição da ISO 27701. Ela é responsável por questões de privacidade – bastante importante quando lida-se com dados e informações digitais das organizações.

Dentro desse contexto, a Quality Technology apoia, incentiva e também busca a certificação ISO 27000 para a proteção de dados em empresas (assim como de informações pessoais).

Proteçao de dados nas empresas

Quality Technology e a ISO 27000

As incontáveis informações e dados que são geradas diariamente dentro das organizações valem muito; tanto para outras empresas quanto para hackers, que podem usá-las de diversas maneiras. Seja para roubar novos bancos de dados, dinheiro, interromper o funcionamento de sites e sistemas ou para qualquer outro fim. Os prejuízos são muitos e podem/devem ser evitados.

Sistematizar o processo de segurança da informação é uma medida que, dentro de outras iniciativas, pode ser fundamental em uma tentativa de ataque cibernético. Como uma empresa de segurança da informação, a Quality Technology oferece as melhores soluções para garantir a proteção de dados nas empresas de todos os segmentos e portes. 

Entretanto, proteger as nossas próprias informações também é indispensável. Por essa razão estamos igualmente em processo de adequação para aquisição da ISO 27000.

Caso a sua organização esteja interessada em adquirir essa importante certificação técnica e esteja com dificuldades, nossos consultores podem auxiliá-los nessa jornada!

Mapa do conteúdo