Artigo

Segurança de Dados: Por que investir forte nesta questão?

O investimento em um excelente plano para a segurança de dados é indispensável. Se algum conteúdo ou documento importante sofrer violação, a vida corporativa pode receber impactos negativos, por vezes, incomensuráveis.

Porém, gestores que buscam incentivar essa proteção encontram diversas barreiras. É difícil convencer os superiores de que a tecnologia deve incluir valiosos dados da administração, para facilitar a inovação.

O objetivo do texto de hoje é revelar sobre os motivos que justificam um investimento alto em segurança na TI da empresa, que almeja uma transformação digital para inovar na cultura organizacional.

Existe a segurança de dados perfeita?

Normalmente as preocupações com segurança dos dados são o principal motivo para impedir a implementação de novos sistemas. Porém, grande parte dos processos corporativos exige soluções de IA (Inteligência Artificial), ML (Machine Learning) e constante compartilhamento de dados na nuvem com segurança.

Dinheiro não falta no orçamento para investir em inovações de TI? Será que o investimento nas tendências da cibersegurança vai assegurar as informações da empresa?

E se algum documento confidencial acabar vazando por invasão de hackers? O que fazer se alguma informação é alterada sem permissão? A segurança de dados impede os riscos completamente?

De fato, inexiste o antivírus perfeito. Todavia, os perigos diminuem na medida que um negócio investe mais em tecnologias que defendem databases (bancos de dados).

O que é segurança de dados?

A segurança das informações consiste em um conjunto de regras práticas e teóricas. Essas normas visam proteger os dados de ciberataques ou outras ameaças. Elas geram sigilo às informações, para garantir mais confiabilidade operacional ao negócio.

Disponibilidade, confiabilidade e integridade. Esses são os 3 princípios da segurança de dados. Entenda melhor sobre cada um:

  • Disponibilidade: em qualquer local com internet e independente dos horários, os dados precisam estar disponíveis ao acesso de usuários autorizados.
  • Confiabilidade: somente quem tem autorização pode encontrar as informações específicas.
  • Integridade: medidas para precaver os arquivos de falhas técnicas. Um exemplo popular é o backup de dados.

Algumas leituras especializadas consideram a adição de mais 3 fundamentos da segurança de dados. São eles:

  • Legalidade: processos de Data Science adequados conforme as leis vigentes.
  • Irretratabilidade: sem possibilidade de ocultamento e negação da autoria para qualquer transação.
  • Autenticidade: a fim de evitar o corrompimento informativo, a alteração documental demanda uma permissão determinada.

Conforme a Packetlabs, 43% dos líderes mundiais indicam que o erro humano é a segunda principal causa da violação de dados, gerando prejuízo de quase US$ 3.5 milhões. Mundialmente, em 2021, 85% dos arquivos violados devem envolver a negligência humana.

Isso significa que, além de investimento em tecnologia para segurança de dados, os negócios necessitam aplicar treinos para a equipe, visando diminuir riscos.

Qual a importância do conceito da segurança de dados?

Quem entende de TI sabe que a segurança dos dados é um processo fundamental para qualquer projeto. De uma forma geral, a proteção das informações garante que os dados corporativos estejam defendidos contra invasores externos.

Além de defender os investimentos, a defesa dos dados garante que o processo produtivo não seja afetado por mudanças desautorizadas na base de dados.

Independente do tipo de negócios, a segurança dos dados prepara a instituição para seguir as diretrizes da LGPDLei Geral da Proteção de Dados Pessoais.

Ao usar os dados de usuários conforme a legalidade, a empresa minimiza a chance de sofrer processos por uso indevido das informações. Algumas multas do gênero chegam a até R$ 50 milhões!

Como a gestão inteira é afetada caso tenha ameaçada a segurança de dados?

Uma violação de dados pode custar caro para as operações e para a reputação da marca. Imagine ser um diretor de empresa que vende a imagem de um ambiente de trabalho seguro e estável, e, de repente, surgirem nos jornais notícias sobre vazamentos de informações corporativas?

Praticamente é o fim do negócio, por mais que os gestores de outras áreas na empresa realizem trabalhos perfeitos. Há muitos outros cenários para idealizar o prejuízo da gestão inteira por baixa segurança de dados. Alguns exemplos:

  • Um novo funcionário na base produtiva que acessa informações da diretoria e vende para concorrentes;
  • O administrador que não sabe como administrar databases e transforma dados confidenciais em públicos, para qualquer usuário acessar ou modificar sem autorização;
  • Gastos absurdos de tempo ou dinheiro para repor informações que sumiram da nuvem;
  • Um data mining com contas hackeadas que objetivam futuros acessos para minerar, em busca de informações decisivas;
  • Buscar dados da produção antes de fechar o contrato e perceber que um computador com as informações não está ligando;
  • O trabalho de um dia inteiro desperdiçado pela falta de backup e porque queima o HD do notebook;
  • Sequestro das informações realizado por hackers que apenas liberam os conteúdos mediante a um pagamento;
  • Receber um processo milionário de usuários que não permitiram o uso dos dados para as campanhas publicitárias.

Como você pode perceber nas informações acima, a segurança de dados engloba diversas situações na gestão do dia a dia de uma empresa.

Portanto, uma defesa muito bem planejada dos dados engloba a organização inteira. Já o baixo investimento em segurança de informações coloca toda a administração em xeque.

Por que usar uma solução planejada com alta efetividade para a segurança de dados?

Hoje em dia, dados são os principais ativos de um negócio. As informações alimentam a tomada de decisão que move o destino corporativo.

O investimento em segurança não deve focar só as finanças corporativas, mas todos os setores da empresa. Dados representam artifícios indispensáveis de uma companhia no século XXI que precisa das vantagens competitivas da Data Analytics.

Enfim, investir forte em segurança de dados vale a pena. Isso desde que a instituição invista com inteligência e critérios, para gastar menos e ter uma efetiva proteção. Mas, como isso é possível?

Uma boa ideia é contratar a Quality Technology, parceira integradora que realiza avaliações internas e externas dos negócios com fins de reduzir riscos, melhorando os níveis de segurança atual, com menos custos e mais benefícios.

Acesse o site e veja como realizamos estudos de vulnerabilidade e implementação de firewall, a fim de fortalecer a segurança de dados de todos os segmentos empresariais.

Mapa do conteúdo