Artigo

Soluções para o mercado educacional

A tecnologia está embutida nos jovens de hoje. Saiba como as TICs podem contribuir (e muito!) para o ramo educacional.

Do gerenciamento de informações à construção do conhecimento

Com o avanço da tecnologia e a facilidade oferecida pelos mais diversos dispositivos (especialmente os smartphones), as escolas do mundo inteiro vêm se reinventando para adequar sua rotina aos novos desafios proporcionados pelo mundo digital. Todos estão envolvidos no processo: o pai do aluno ao pesquisar escolas na Internet, contatar as centrais de atendimentos, realizar a matrícula e acompanhar o desempenho do filho; a secretaria e os sistemas acadêmicos, de atendimento, manutenção de alunos e arquivos digitais; da equipe pedagógica, que busca as melhores alternativas em tecnologias da comunicação e informação (TICs) para tornar as aulas mais atrativas e, é claro, os estudantes, que atuam em um nível acelerado na construção do próprio conhecimento, auxiliados por todas essas importantes ferramentas e dispositivos eletrônicos. Não há mais barreiras: basta querer aprender e, com buscas refinadas e orientadas, tudo está disponível na rede.

Tendo isso em mente, não é difícil imaginar que escolas são, dentre todos os segmentos de mercado, possivelmente um dos maiores em termos de necessidade de sistemas de comunicação, armazenamento e segurança de informação pois, como dito, atingem diversas pessoas, cada uma com suas necessidades e características.

É sabido que, escolas modernas e preocupadas em manter a qualidade de todos os aspectos citados (atendimento, comunicação, novidades educacionais e a atenção com os conteúdos disponibilizados aos alunos) já perceberam que a implantação de sistemas de segurança e facilidades de comunicação tornaram-se essenciais, pois ninguém tem tempo a perder. Pais e responsáveis, ao entrarem em contato com a escola, querem ter pronto atendimento e, como qualquer outro público, não quer ter que repetir seu problema para vários atendentes até chegar à pessoa certa, afinal, escolas também são corporações, e trabalham com  setores financeiros, SACs, comerciais e, obviamente, pedagógicos. Assim, centrais de atendimento inteligentes podem entender as necessidades do cliente e transferir ligações de forma rápida e eficiente, poupando o tempo do pai e recursos da escola. Também é fundamental o armazenamento seguro das informações do aluno (histórico de notas, laudos e outros), bem como de seus responsáveis legais e financeiros. Além disso, é preciso também atenção às informações do staff, para efeitos de RH e com documentações e certificações dos profissionais, frequentemente requisitados por supervisores de ensino. Aqui, cabe ressaltar, por exemplo, a vindoura LGPDP (Lei Geral do Proteção de Dados Pessoais), que entra em vigor para todas as empresas (escolas, inclusive) a partir de janeiro de 2020. Os tratamentos destes dados e como eles são utilizados terão que passar por processos de transparência, e aqueles que não se adequarem poderão ter sérios problemas.

Todos acessando: essa é a regra. Mas, e a segurança?

Não é mais possível imaginar uma instituição de ensino que não utilize a Internet como um dos (senão o maior) meio de transmissão de conhecimentos. Professores são, atualmente, verdadeiros orientadores e facilitadores do processo educacional, não mais aqueles que detinham todo o conhecimento e os transmitia sem dar ao aluno, chances para refletir, debater e participar – a educação mudou, e para melhor. Recursos digitais (vídeos, materiais curados, aplicativos, portais, fóruns e AVAs – Ambientes Virtuais de Aprendizagem) tornaram a educação mais democrática, chegando a muito mais pessoas. Não se pode mais pensar em proibir acessos, mas deve-se sempre ter a preocupação com a segurança e a veracidade daquilo que é visto e compartilhado, especialmente pelo aluno, dentro da instituição. Assim, sistemas de segurança que permitem gerenciamento e armazenamento em nuvem são quesitos fundamentais às escolas que querem estar à frente, mas ao mesmo tempo, evitando problemas. Professores e conteudistas podem criar ou curar conteúdos específicos, dando ao aluno a chance de pesquisar também, mas com direcionamento e orientação. Dessa maneira, sites maliciosos, vírus e outras tentativas de ataque podem ser controladas. Mesmo assim, a aquisição de sistemas de segurança digitais, como os que controlam os chamados endpoints (dispositivos de terceiros que acessam a rede) torna-se prioritário, afinal, com muita gente acessando sua rede através de dispositivos próprios, é fundamental para garantir a segurança.

Compartilhamento e colaboração: como a nuvem deixou tudo mais fácil 

Trabalhos em grupo nunca foram tão fáceis e acessíveis. Hoje, não é mais necessário reuniões periódicas entre grupos de alunos para a realização de trabalhos: basta utilizar os sistemas de nuvem para a criação e o compartilhamento de trabalhos colaborativos. Salas de aula virtuais estão em toda a parte, facilitando a comunicação e troca entre professores e alunos. Atividades são facilmente localizadas e o que é melhor: pais podem acompanhar se os filhos estão ou não participando – tudo isso proporcionado por sistemas de armazenamento digitais, fornecidos por empresas especializadas em computação em nuvem. Essas soluções têm sido usadas em todo o planeta, e têm encurtado distâncias na educação. Sua escola tem ou está pensando em abrir cursos a distância? A nuvem lhe permite!

E não é apenas aos alunos que este tipo de solução é fundamental. Sistemas de comunicação integrada permitem o gerenciamento de mensagens para pais e equipe pedagógica, além de tornarem muito mais rápidas e acessíveis as informações e comunicados, bem como dar e  receber dos pais feedbacks acerca de problemas com o aluno ou instituição. É a modernidade e facilidade dos meios digitais promovendo soluções que facilitam a vida dos clientes – e isso serve para valorizar ainda mais a sua marca. 

Comunicação é o pilar em uma escola. Trate bem dos seus sistemas com a Quality Technology. Temos soluções para todos os segmentos – de centrais de atendimento e gerenciamento de informações à computação em nuvem e segurança de endpoints. Trabalhamos com as principais ferramentas, mundialmente conhecidas, tornando o acesso de seus clientes, colaboradores e alunos muito mais seguro e eficiente. Entre em contato conosco o quanto antes!

 

Mapa do conteúdo