Artigo

Tecnologias da informação e comunicação

Conheça o papel da tecnologia na melhoria dos processos produtivos e de comunicação.

TICs: O que são?

 

Todas as empresas hoje utilizam recursos tecnológicos para a automação e otimização de processos. Por isso, é de extrema importância o setor de TI, responsável pela Tecnologia da Informação. É de responsabilidade deste setor implantar, monitorar, realizar a manutenção e garantir a segurança dos dados e sistemas que funcionam interna e externamente à empresa. Setores de TI são a espinha dorsal da informação da empresa.

Entretanto, em decorrência do advento da Internet, o que antes era TI passou a agregar uma outra área importante na parte de tecnologia da empresa – a comunicação. Isso aconteceu por conta da facilidade que a informática implantou neste meio, seja por causa da telefonia em nuvem, videoconferência, e-mails, chats, aplicativos de mensagens e outros sistemas.

O termo TIC refere-se às tecnologias da informação e comunicação, que são todos os recursos utilizados  para a automação e otimização de processos. Essas tecnologias proporcionaram um avanço imensurável na maneira como as pessoas se comunicam e trocam informações, além de definir padrões de armazenamento dessas. São imprescindíveis para a empresa porque promovem uma velocidade quase instantânea de comunicação, além de facilitar o gerenciamento de processos e encurtar distâncias e barreiras antes problemáticas para as corporações, como a demora do tráfego de dados importantes, a falta de segurança de arquivos físicos, impossibilidade de presença em reuniões, entre outros.

 

 

Automação e otimização de processos

 

“As novas tecnologias estão provocando uma mudança fundamental na natureza do trabalho do homem, na maneira como os negócios são conduzidos, na maneira como a riqueza é criada e na própria natureza do comércio e das empresas” (TAPSCOTT, 1997, p. 84). O que as empresas querem, obviamente, é a redução de custos, melhor aproveitamento de tempo e segurança quanto ao tratamento das suas informações. A tecnologia é o seu maior aliado. Mas, onde ficam as pessoas nesta história?

A inclusão digital, processo ainda lento no país mas que, nos últimos anos tomou um pouco mais de força, permitiu que mais pessoas tivessem acesso às tecnologias. Nada é mais natural do que ver jovens com telefones celulares, interagindo com pessoas do mundo todo em uma velocidade e facilidade impressionantes. O que antes era o maior sinal de modernidade – e já havia sido um grande marco -, a internet e e-mails, uns dos primeiros elementos de utilizados para facilitar a comunicação, hoje são apenas mais uma das tecnologias da informação e comunicação que estão dentro dos ambientes corporativos, já que boa parte destes referidos jovens já chegam praticamente “treinados” ao ambiente virtual de comunicação. Boa parte conhece tecnologias de criação, armazenamento e compartilhamento de arquivos digitais. Isso democratiza (não ainda no nível ideal, porém maior do que nas últimas décadas) o acesso à informação por mais e mais pessoas, que se “especializam” nessas ferramentas, bastando apenas treinamentos na maneira como utilizá-las melhor dentro da empresa.

 

 

Porém, não apenas no tratamento das informações ou na operação destas ferramentas, as TICs pedem – e precisam – de pessoas que possam criar e desenvolver ideias inovadoras que possam facilitar ainda mais os processos dentro das corporações. Por isso, o futuro é bastante promissor, já que essas mesmas tecnologias promovem um auto-aprendizado e fácil acesso à informação.

Se por um lado o acesso à informação se tornou mais fácil, por outro os usuários se tornaram mais exigentes. Por isso, a aplicação das TICs na empresa deve ser feita de forma pensada, sem ilusões a modismos ou implantações desnecessárias que comprometam, ao invés de auxiliar. Quando uma tecnologia não funciona como deveria ou é aplicada de forma errada, os resultados podem ser mais negativos que positivos, já que, atualmente, quem está do outro lado, é possivelmente alguém que tem acesso às ferramentas online e conhecimento de como utilizá-las.

 

TICs em todas as áreas

O mundo da educação, sempre à procura de inovação, obviamente usa e abusa das TICs, que são responsáveis, entre outras coisas, pelo crescimento da oferta de cursos a distância. Isso porque praticamente todo o sistema de ensino nesta categoria é gerido através de tecnologias, como os portais do aluno, as videoaulas, os fóruns, chats e outros meios de comunicação, além dos processos de gamificação, distribuição e compartilhamento de arquivos, entre outros.

Já na saúde, as TICs permitem que consultórios médicos compartilhem prontuários de pacientes de forma instantânea e segura, além de outras informações importantes sobre os tratamentos.

No setor financeiro, as TICs reduziram as filas dos bancos, com aplicativos simples de utilizar que permitem que as pessoas consigam realizar tarefas antes presenciais com simples toques na tela. Além disso, empresas que realizam vendas podem ter lojas virtuais que fazem todo o processo de venda e controle de estoque, utilizando interfaces simples e intuitivas. As TICs estão presentes em todos os segmentos: experimente pensar em um que não as utilize.

 

A Quality Technology tem soluções para a implantação de tecnologias em todas as áreas. Converse conosco para ajudar alavancar seu negócio!

Mapa do conteúdo